A fisioterapia corresponde a uma área de conhecimento que quando voltada a saúde do idoso, tem por objetivo preservar e aperfeiçoar a funcionalidade, pretendendo atingir à autonomia do idoso e a sua qualidade de vida. Essa atividade desempenha um significativo papel preventivo das quedas, uma vez que possibilita a melhora relacionada ao equilíbrio, força muscular, e coordenação motora.
A Fisioterapia Geriátrica trabalha com exercícios multissensoriais e alongamentos específicos que possam auxiliar no ganho de força muscular e de flexibilidade, mantendo o equilíbrio e prevenindo osteoporose, de acordo com a limitação de cada idoso. Atividades aeróbicas com intensidade moderada também são muito importantes. E a Fisioterapia Ortopédica atua em casos de lesões como luxações e fraturas.
Os exercícios na água, como hidroterapia, natação ou hidroginástica associado aos exercícios terapêuticos é responsável pelo aumento da flexibilidade, força e amplitude articular além da melhora do equilíbrio e restruturação postural por meio do aperfeiçoamento da recepção de informações sensoriais e recrutamento da musculatura antigravitacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário