quinta-feira, 22 de abril de 2021

RISCOS DE QUEDA DOS IDOSOS EM AMBIENTES DOMICILIAR

 Se para a maioria das pessoas o lar é o lugar mais seguro do mundo, para os idosos ele pode representar risco constante. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 75% dos acidentes sofridos por pessoas com mais de 65 anos acontecem dentro de casa, sendo as quedas mais constantes. No Brasil, 30% delas caem pelo menos uma vez por ano.

Um ambiente sem adaptação correta para a locomoção do idoso, com superfícies escorregadias, má iluminação, ausência de corrimãos para apoio e com muitos tapetes ou degraus é um dos principais fatores de risco para quedas. Observar esta situação é muito importante, pois é muito mais comum que a queda ocorra em casa do que no ambiente externo. O uso de calçados inadequados, do tipo chinelos, como havaianas, ou sapatos com sola escorregadia também é causa de quedas.

As quedas, além de produzirem uma importante perda de autonomia e de qualidade de vida entre os idosos, podem ainda repercutir entre os seus cuidadores, principalmente os familiares.

Por isso, as famílias que têm idosos em casa devem redobrar os cuidados, adaptando os cômodos – banheiro e quarto, principalmente – com a  instalação de barras de sustentação, pisos antiderrapantes, rampas, além de evitar móveis com quinas pontiagudas, deslocáveis com facilidade.




Referência: 8 principais riscos de quedas em idosos e como evitar - Tua Saúde (tuasaude.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário